domingo, 26 de dezembro de 2010

Coronel Ângelo lança oficialmente livro sobre a Polícia Militar do Rio Grande do Norte
Foi lançado no último dia 22/12/2010  o livro “Cronologia da Polícia Militar – 175 anos de história – 1834 a 2009”, escrito pelo Coronel da Polícia Militar do RN, Angelo Mário de Azevedo Dantas.

O autor é hoje a maior referência sobre a historiografia da PMRN. A pesquisa durou cerca de 6 anos, tendo o Boletim Geral da PM como principal fonte de pesquisa. Trata-se de uma cronologia, ou seja, descrição de fatos, acontecimentos, etc. obedecendo as suas respectivas datas. Obviamente o fato mais antigo é a própria criação da PM-RN ocorrida em 27 de junho de 1834 seguindo os registros históricos até o ano de 2009.

Praticamente, todos os documentos existentes e confeccionados pela Polícia Militar, foram pesquisados ao longo desses 6 anos, a fim de que se produzisse uma obra única e com riqueza de detalhes a fim de servir de base para qualquer tipo de análise.

O livro, composto por dois volumes, totalizando quase 900 páginas, é, segundo o sr Manoel Onofre Júnior, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras e autor da orelha do livro, a mais abrangente e minuciosa fonte de informações já registradas sobre a polícia militar.
O prefácio da obra foi escrito pelo Sr. Valério Mesquita, também membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Ele cita o valor inominável do livro como a mais completa fonte de referência sobre a Polícia militar, preenchendo um lapso histórico de informações sobre a instituição, ressalvado por poucos autores, todos civis. As obras de autoria dos militares até o momento estavam no campo apenas das teses e monografia.

Essa é uma obra que deve fazer parte da biblioteca dos potiguares amantes da história e em especial de todos os policiais militares. Uma fonte inesgotável de informações sobre a Gloriosa Polícia Militar do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário